A MANJERICÃO FILMES é uma produtora independente dedicada à criação e desenvolvimento de projetos para cinema e televisão, com foco em representatividade, autoria e vocação internacional. Criada por Rafaella Costa, trabalha com um seleto número de projetos focados em qualidade artística.

Sua atuação se dá executiva e criativamente através da parceria com diretores e roteiristas em coproduções de sucesso, como no longa MEU NOME É BAGDÁ (2020), de Caru Alves de Souza, que teve sua estreia mundial na Mostra Generation 14plus do 70º Festival de Berlim e foi o grande vencedor do Crystal Bear de Melhor Filme do Júri Internacional. A obra foi exibida em mais de 80 festivais de 30 países diferentes, onde recebeu outros 15 prêmios. Seu lançamento comercial ocorreu em salas de cinema no Brasil e na França simultaneamente. 

Atualmente, a produtora estreou o filme LEVANTE, de Lillah Halla, na Semana de Crítica de Cannes 2023. É uma coprodução com Arissas (Brasil), In Vivo Films (França) e Cimarrón Cine (Uruguai). A obra foi vencedora do Prêmio Fipresci de Melhor Filme de Estreia nas mostras paralelas do Festival de Cannes.  

Dentre os demais longas da produtora, estão LA FIESTA SILENCIOSA (2019) de Diego Fried e Federico Finkielstain, uma coprodução com a Aramos Cine (Argentina); TRAGO COMIGO (2016) e SEQUESTRO RELÂMPAGO (2018), ambos dirigidos por Tata Amaral e DE MENOR (2014), de Caru Alves de Souza, que foi vencedor do 15º Festival Internacional de Cinema do Rio.

A Manjericão também produziu outras obras de destaque, como a série de docudrama ENQUADRO 5X5 (2017), além dos curtas A FELICIDADE DELAS (2019), de Carol Rodrigues, e SUPER OLDBOY (2016), de Eliane Coster, vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Trilha Sonora e Prêmio Especial do Júri pela contribuição artística de Elke Maravilha no 46º Festival de Gramado.

A produtora desenvolve os projetos de longa-metragem BOCHA e CORAÇÕES SOLITÁRIOS, ambos em parceria com Caru Alves de Souza e Josefina Trotta. CORAÇÕES SOLITÁRIOS foi selecionado pelo Pop Up Film Residency 2022 e participou do Coproduction Market no Festival de Berlim em 2023. Além disso, desenvolve FORJA ARDENTE, de Fernando Sanches.

A produtora também trabalha nos longas documentais ELA NÃO VOLTA, de Renata Sette, em fase de montagem e VOU TE CONTAR MEU SEGREDO MAIS TERRÍVEL, de Carla Gallo, em fase de desenvolvimento. 

Em 2021 a produtora iniciou o desenvolvimento da série MUNDINHO, junto ao diretor roteirista Ricky Mastro e o roteirista Léon Diana. 

  1. longa-metragem

    DE MENOR

    Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina entre o trabalho na Defensoria Pública de crianças e adolescentes no Fórum da cidade de Santos e o atendimento do adolescente Caio, com quem vive uma vida harmônica e honesta. O relacionamento deles é posto à prova quando Caio comete um crime.

  2. curta-metragem

    PRELÚDIO

    Uma menina que cresce em um ambiente hostil de violência familiar encontra na música o instrumento para sublimar e suportar a realidade. Com o passar dos anos e com seu consequente amadurecimento, a protagonista se sente capaz de mudar a situação em que vive. Através da música, sensibiliza e inspira a mãe a fazer a revolução que quebrará o ciclo de violência, afastando o pai agressor.

  3. curta-metragem

    SUPER OLDBOY

    Bil é idoso e trabalha como office-boy para uma firma, pois não paga passagem de ônibus e não pega fila no banco. Habituado a andar com jovens, Bil adquiriu o jeitão jovem dos boys de São Paulo: tênis de “linguão”, boné e ginga de hip hop. Também adora ler o Super Oldboy, HQ de um super-herói idoso com as manias típicas da velhice que combate os crimes em São Paulo. Certo dia, Bil se envolve em um inusitado assalto a banco.

  4. longa-metragem

    TRAGO COMIGO

    Telmo, ex-preso político, agora diretor de teatro aposentado, percebe que não se lembra de personagens e episódios importantes de seu passado. Decide montar uma peça e, com farrapos de memória, o texto vai improvisar com seu elenco jovem. Assim, Telmo mergulha em sua própria história e na história do Brasil, envolvendo sua militância e posterior prisão pela ditadura militar, e acaba por fazer para si e para todos o que é tão doloroso que ele preferiu esquecer. A elucidação é terrível, mas curativa.

  5. série

    ENQUADRO 5X5

    A série retrata cinco territórios de São Paulo através da interação de diversos coletivos e artistas urbanos, cruzando personagens que condensam, em sua trajetória, o perfil e história de cada região da cidade.

  6. longa-metragem

    SEQUESTRO RELÂMPAGO

    São Paulo. Isabel (25) é vítima de um sequestro relâmpago. O primeiro caixa que os sequestradores a levam para retirar dinheiro está quebrado. São quase 22:00 e eles percebem que não conseguirão chegar ao próximo em tempo. O que seria um sequestro relâmpago acaba se tornando em um aprisionamento por toda a noite.

  7. curta-metragem

    UM LUGAR QUASE IGUAL AQUI

    Num apartamento no centro de São Paulo, dois homens conversam. Um deles, que caiu em desgraça dentro do seu partido político, precisa que o outro execute um serviço que poderá salvá-lo.

  8. curta-metragem

    A FELICIDADE DELAS

    Ivy e Tamirys fogem juntas da polícia depois da Marcha Mundial das Mulheres do 8 de março. Durante a fuga, vão parar em um prédio abandonado, onde amadurecem o desejo que sentem uma pela outra desde o primeiro momento em que se viram na manifestação. A polícia chega e elas se escondem. O espaço daquele aquário de concreto é muito apertado e seus corpos ficam muito próximos. A tensão da violência que se aproxima, anunciada pelo barulho que aumenta cada vez mais no cômodo ao lado, prenuncia a explosão.

  9. longa-metragem

    LA FIESTA SILENCIOSA

    Poucas horas antes de seu casamento, Laura parte para uma festa inusitada: uma festa silenciosa. No dia seguinte, ela busca vingança pelo crime odioso que foi perpetrado contra ela. Contando com a ajuda do pai e do marido, ela logo percebe que qualquer homem ao seu redor não a deixará em busca de justiça por conta própria.

  10. longa-metragem

    MEU NOME É BAGDÁ

    Bagdá é uma skatista de 17 anos, que vive na Freguesia do Ó, um bairro da periferia da cidade de São Paulo. Bagdá anda de skate com um grupo de meninos skatistas do bairro e passa boa parte de seu tempo com sua família e as amigas de sua mãe. Juntas elas formam um grupo de mulheres pouco convencionais. Quando Bagdá finalmente encontra um grupo de meninas skatistas, sua vida muda.

  11. longa-metragem

    LEVANTE

    Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.

Equipe Manjericão

RAFAELLA COSTA

Produtora / Produtora Executiva

FERNANDA DENUZZO

Coordenadora Executiva

CÁTIA LIMA

Controller

pt_BRPortuguese